top of page

PALESTRANTES - ENCONTRO REGIONAL DE FÍSICA E ASTRONOMIA

Um dos pressupostos básicos da Ciência é que o mundo a nossa volta pode ser entendido pelo uso da razão e apesar de a Ciência e a Tecnologia serem importantes no nosso dia-a-dia, a maior parte de nossa população  é praticamente ANALFABETA dos principais conceitos científicos.  Assim, discutiremos a importância da divulgação científica e o papel da Ciência na sociedade moderna.

MINI-CURSO
​

Dra. Marcia Barbosa 

Especializada em mecânica estatística. E seu trabalho propõe uma explicação para a existência de anomalias na água baseada em potenciais efetivos de duas escalas recebeu destaque internacional e foi agraciado com o Prêmio L'Oréal-UNESCO para mulheres em ciência em 2013





A Astrobiologia é uma recente área de pesquisa científica que busca compreender a origem , evolução, futuro e distribuição da vida na Terra e no Universo. Para abordar temas tão amplos, é necessário uma abordagem intrinsecamente inter e multi-disciplinar, e o uso das mais recentes ferramentas da Biologia, Astronomia, Química e Física. Na Astrobiologia, a via no planeta não é considerada um sistema auto-contido e isolado de seu ambiente astrofísico, mas é vista  como uma peça que afeta e é afetada pelas demais, ou seja, a origem, evolução e o destino da vida estão relacionados com a evolução do Universo, das estrelas e planetas.

PALESTRAS
(Convidados)
MESA REDONDA (Convidados)

Ciência e Sociedade

Ensino de Física e Astronomia

Mestrando Bruno Dias

Desenvolve um projeto focado em Análise e Caracterização de Meteoritos com relevância para Astrobiologia, no Laboratório de Instrumentação Eletrônica e Técnicas Analíticas - LIETA do Departamento de Física Aplicada e Termodinâmica da UERJ. 




Dra. Carolina Brito

(UFRGS) 

​




Bruno Dias

(NUPESC)

​


​

Dra. Russel Rosa (UFRGS) 

​




Dra. Daniela Pavani (UFRGS)

​




Dr. Mario Baibich

Especializado em matéria condensada seu trabalho possui foco magnetorresistência gigante, resistividade eletrica, magnetização e novos materiais. Foi Coordenador Geral de Micro e Nanotecnologias do Ministério da Ciência e Tecnologia. Destaca-se por ter sido o primeiro autor de artigo agraciado com o Premio Nobel em Física de 2007. 

Dra. Thaisa Storchi-Bergmann

Especializada na área de  Buracos Negros Supermassivos em galáxias. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências ABC, bem como da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento TWAS. Em 2015, ganhou o prêmio LOreal/UNESCO Para Mulheres na Ciência.​


Dr. Alan Brito

Especializado em Astrofísica Estelar. É bastante interessado nos estudos de evolução química das diferentes populações estelares da Via Láctea e fora dela. É membro da SBPC, SAB e SBF, foi eleito em 2014 Membro Correspondente da Academia de Ciências da Bahia.




Dra. Rita Almeida 

Especializada em Física biológica, atuando principalmente nos seguintes temas: redes neurais, multi-interacoes, espumas, estruturas celulares e envelhecimento biologico.




Nossas escolas, como sempre, refletem as maiores mudanças na sociedade – política, econômica, social e culturalmente. Desse modo, estaremos discutindo como esses fatores podem influenciar no ensino de ciências (Física, Astronomia). Além disso, falaremos dos erros e equícovos em livros didáticos e em questões de senso comum.

ASTROBIOLOGIA

Dra. Miriani Pastoriza

Especializada na área de Astrofísica Extragalactica, atuando principalmente nos seguintes temas: galaxias, formação estelar, nucleos ativos e interação de galáxias. Membro Titular da Academia Brasileira de Ciencias. 




Dra. Fernanda Ostermann (UFRGS)


​

Cristian Westphal

(Ciência e Astronomia)

bottom of page